Você descobriu que está com a próstata aumentada? ​

Não se preocupe: a chamada “Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)” é uma doença bastante comum e acomete exclusivamente os homens, caracterizando-se principalmente pelo aumento da glândula prostática.

O aparecimento da HPB ou próstata aumentada decorre do envelhecimento natural do homem, sendo uma alteração bastante comum e esperada! 

Sintomas irão surgir decorrentes desse crescimento e, adiante, falaremos melhor sobre isso! Inclusive, sobre as diversas possibilidades de tratamento. 

É importante destacar que não estamos falando sobre câncer, que é uma doença menos frequente e não tem as mesmas características da HPB (próstata crescida).

Quais os sintomas da próstata aumentada (HPB)?

Os principais sintomas decorrentes do crescimento prostático estão descritos abaixo:

  • Urinar muitas vezes ao dia em pequenas quantidades (polaciúria)
  • Urinar muitas vezes durante a noite (nictúria)
  • Dificuldade para reter a urina (urgência miccional)
  • Dificuldade para começar a urinar (hesitação)
  • Jato de urina fraco ou com interrupções
  • Perda de urina (incontinência urinária)
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
 
O diagnóstico da HPB costuma ser feito através do toque retal ou exames de imagem (ultrassonografia ou ressonância magnética). Você pode clicar aqui para acessar um formulário e avaliar a gravidade dos seus sintomas e se há indicação de realizar um tratamento para a sua HPB.
 

Quais os tratamentos para a próstata aumentada?

Para aliviar ou até mesmo eliminar os sintomas causados pela HPB, listamos abaixo as quatro principais modalidades de tratamentos disponíveis:

Medicamentos:

Em casos de sintomas leves a moderados, o seu médico pode indicar medicamentos que terão a função de diminuir o tamanho da próstata e impedir o seu crescimento. Os medicamentos mais comumente indicados são os alfa-bloqueadores e os inibidores da enzima-5-alfa-redutase. Em alguns casos, quando apenas uma das opções não surte o efeito desejado, a combinação de diferentes medicações pode ser recomendada pelo especialista.

Embolização da próstata:

Uma moderna técnica para o tratamento da próstata aumentada é a embolização. Por meio de um pequeno furinho na artéria do punho ou virilha do paciente, o médico intervencionista consegue adentrar nas artérias que irrigam a próstata e então entupí-las com pequenas partículas de gelatina, ocasionando a redução do tamanho da próstata e consequentemente dos seus sintomas. Nessa técnica costuma-se não ser necessário sonda vesical e o paciente pode retomar as atividades rotineiras no dia seguinte após o procedimento. Clique aqui e saiba mais sobre a embolização e seus benefícios.

Métodos endouretrais:

Nos casos onde os sintomas são mais severos e o tratamento clínico não é mais suficiente para manter uma boa qualidade de vida ao paciente, recorremos a métodos considerados minimamente invasivos, ou seja, cirurgias ou procedimentos realizados com auxílio de uma microcâmera por dentro do canal da urina. 
O tipo de tratamento irá depender de cada paciente, onde levaremos em conta a condição clínica, as expectativas do paciente e a avaliação específica de sua próstata. Um breve destaque aqui, vai para as cirurgias pela uretra que utilizam o raio laser para tratamento da próstata crescida, com excelente resultados e rápida recuperação.

Retirada cirúrgica (prostatectomia):

A retirada cirúrgica da próstata inchada (crescida) também chamada de prostatectomia é uma opção bastante interessante nas próstatas de grande volume, sendo nesse caso a cirurgia realizada com o auxílio do robô. Diferentemente das cirurgias que são realizadas pela uretra (canal da urina), esse tipo de procedimento é via abdominal por pequenos furos de no máximo 1 cm de tamanho, também com excelente recuperação pós-operatória a alta precoce. É esta técnica (robótica) que utilizamos também para a retirada da próstata com câncer. (Vale reforçar que para os pacientes que possuem o diagnóstico de câncer de próstata, a cirurgia não poderá ser via uretral, e sim com o auxílio da plataforma robótica).

Qual o melhor tratamento para mim?

De modo geral não existe o “um melhor tratamento”, existe aquele que melhor se aplica a um determinado paciente e as suas expectativas e anseios. Como visto acima, felizmente nós atuamos e podemos oferecer uma gama de opções de tratamento que são os mais modernos e efetivos para os casos de hiperplasia (crescimento) benigna da próstata. 

*Após uma análise técnica e criteriosa com o especialista, é que planejaremos a melhor opção para cada caso.

× Posso ajudar?